Após fim do acordo com a JetBlue, American começa a mover voos para fora de NY

O fim da grande parceria com a JetBlue tem forçado a American Airlines a mover voos para outras cidades fora de Nova York.

A American Airlines, que já foi a “dona da cidade”, hoje tem apenas 15% dos voos no Aeroporto Internacional JFK, o principal da Big Apple, ficando atrás da Delta Air Lines e da JetBlue, que era sua parceira até pouco tempo atrás.

Com a compra da Spirit Airlines pela JetBlue, o governo dos EUA decidiu mover uma ação contra a chamada “Aliança do Nordeste” feita pela American e a JetBlue meses atrás e a justiça entendeu que, independentemente da nova aquisição, o acordo entre as duas empresas era prejudicial à concorrência, principalmente no JFK.

Foi dado um prazo para que as empresas desfizessem o acordo e parassem de compartilhar voos, tarifas e combinar bilhetes de passageiros. A JetBlue hoje tem 83 destinos diretos a partir do JFK e a American 43, mas apenas até outubro.

A empresa já comunicou que o seu voo direto para Doha, que também é uma parceria com a Qatar Airways, agora irá sair da Filadélfia, 180 km distante e seu segundo hub no nordeste dos EUA.

Outras rotas deverão ser transferidas para lá e potencialmente para Washington D.C. e Charlotte, mas dado o histórico de tráfego e de passageiros brasileiros, os voos para São Paulo deverão permanecer no JFK.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias