Após fugir da invasão russa, Boeing ucraniano acaba pego de surpresa e destruído no Sudão

Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A SkyUp Airlines, uma companhia aérea de baixo custo fundada em Kiev, foi apanhada em mais um conflito enquanto rebeldes sudaneses tentavam assumir o controle de locais importantes na capital Cartum, no sábado. Pelo menos três aviões estacionados no solo do aeroporto foram completamente destruídos, incluindo uma aeronave da companhia aérea ucraniana.

A empresa, que lutou para sobreviver após a invasão russa de seu país de origem e depois reconstruiu seus negócios fornecendo serviços de fretamento a outras companhias aéreas, ainda não conseguiu confirmar o status de suas duas aeronaves que estavam no aeroporto. Um porta-voz da SkyUp disse que um Transmissor Localizador de Emergência (ELT) em uma delas foi ativado.

Os ELTs são dispositivos que enviam um ping para alertar os serviços de resgate sobre a localização de uma aeronave após um acidente. Eles podem ser ativados manualmente pela tripulação, mas também são programados para ligar automaticamente quando em contato com a água ou quando submetidos a uma força extrema. Temendo o pior, o porta-voz disse que é “impossível determinar os possíveis danos à aeronave”.

Por meio de uma nota no Facebook, a empresa disse que os seus 36 funcionários que permanecem no país, estão atualmente em locais relativamente seguros e a companhia aérea mantém contato com eles. A prioridade agora é organizar condições para que deixem o país o mais rápido possível.

As duas aeronaves SkyUp no Sudão eram um Boeing 737-800 de 19 anos que voou de Jidá na sexta-feira (UR-SQH) e um 737-800 de 9 anos que também chegou na sexta-feira do Cairo (UR-SQA). Ambos eram usados em contratos de locação com tripulação para a companhia aérea Sun Air, com voos para o Cairo, Jidá e Riad.

Apesar dos efeitos devastadores da guerra na Ucrânia, a SkyUp operou quase 8.000 voos em 2022 (em outros lugares do mundo) e transportou mais de 1,08 milhão de passageiros. A companhia aérea evacuou com sucesso quase todas as suas aeronaves para fora da Ucrânia antes de Putin lançar seu ataque ao país.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ucranianos usam avião com motor radial para abater drone russo

0
Um clássico avião de treinamento soviético com motor radial se transformou num avião de combate na Ucrânia abatendo um drone.