Duas semanas atrás, acompanhamos uma movimentação da agência reguladora da aviação brasileira, a ANAC, no sentido de proibir que os aeroportos das cidades de Maceió (AL) e Recife (PE) fizessem qualquer ampliação de quantidade de voos até que a medida fosse suspensa.
A decisão para cada aeroporto havia sido publicada pela agência em duas portarias no Diário Oficial da União de 15 de outubro de 2021, por conta de problemas encontrados durante inspeções nos dois aeroportos, ambos administrados pela concessionária Aena Brasil, pertencente ao grupo espanhol Aena.
Segundo a própria concessionária, os problemas tratavam-se principalmente de serviços de pintura da sinalização horizontal das áreas operacionais.
Agora, a Aena Brasil informa neste sábado, 30 de outubro, que foi revogada pela ANAC a portaria nº 6169, referente ao aeroporto de Recife. Com a suspensão da medida cautelar, o número de voos do local volta a poder ser ampliado, caso seja necessário.
“A concessionária lembra que a solicitação da ANAC não afetou a movimentação nem a segurança do aeroporto, que seguiu operando normalmente, com pousos e decolagens regulares. A portaria também não interferia nos acréscimos de voos regulares já registrados na ANAC para a temporada do verão brasileiro. Durante os dias em que vigorou a portaria, a Aena Brasil manteve contato permanente com as companhias aéreas e autoridades competentes para o acompanhamento do caso”, afirma a concessionária.
Até o momento não há atualização a respeito da suspensão da proibição para o aeroporto de Maceió.
Com informações da Aena Brasil