Após voo atrasado, aérea banca passeios e hotel em NY, mas na volta brasileiros a processam

Boeing 787-9 da United Airlines

A United Airlines terá que indenizar uma agência de turismo do sul de Santa Catarina, após atraso na programação de uma viagem de adolescentes para a Walt Disney World Resort, nos Estados Unidos, em 2018.

Por conta de uma falha de comunicação entre duas empresas de transportes aéreos que acertaram um esquema de cooperação para providenciar os trechos nacionais e internacionais da viagem, o grupo de jovens chegou a Orlando, na Flórida, mais de 24 horas após a data estabelecida no cronograma.

Com a perda de um dia de atividades no destino, e sob os protestos dos pais dos jovens, a aérea resolveu compensá-los, ao final do tour, com um dia extra em Nova Iorque, onde arcou com hospedagem, guia e extensão do seguro de viagem.

A 5ª Câmara Civil do TJ, em matéria sob a relatoria do desembargador Jairo Fernandes Gonçalves, confirmou decisão da comarca de Araranguá, que condenou a empresa aérea ao pagamento de indenização por danos materiais e morais em favor da agência de turismo. Em 2º grau, este valor foi fixado em R$ 11.580, acrescido de juros e correção.

A câmara, assim como o juízo de origem, entendeu que o acréscimo de mais um dia de viagem em Nova Iorque foi mera liberalidade da ré, uma espécie de “cortesia”, sem o condão de significar ressarcimento do dia perdido em Orlando.

Os contratempos registrados na origem do deslocamento, entendeu o colegiado, não só forçaram o adiamento da viagem por um dia como também macularam a imagem da agência no mercado, a partir do descontentamento e preocupação dos pais com o destino de seus filhos. A decisão de confirmar o dever de indenizar foi unânime (AC n. 03012914320198240004).

Informações do Poder Judiciário de Santa Catarina

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Aviões chilenos da Latam voltam a aterrissar nas Ilhas Malvinas após...

0
No sábado, 2 de julho, às 10h24 (horário local), partiu de Punta Arenas (Chile) o primeiro voo da Latam Chile para as Ilhas Malvinas em 27