Início Variedades

Atividade aerodesportiva deve ser incentivada no Rio grande do Sul através de nova Lei

Aeronave CAP 10

O deputado Elton Weber (PSB) protocolou Projeto de Lei 175/2023 para promover e incentivar o desenvolvimento do aerodesporto no Rio Grande do Sul. A proposta construída a partir da iniciativa do presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Igrejinha, Alberto Vinícius Petry, institui o Polo Aerodesportivo Gaúcho (PAG) a ser distribuído em quatro complexos regionais: Metropolitano, Serrano, Central e da Campanha.

No total, o projeto abrange 37 municípios. Uma cópia da proposição foi entregue na última segunda-feira (3) a Petry e lideranças do partido em Igrejinha.

O aerodesporto é a atividade aeronáutica tripulada ou controlada remotamente, que vise competição, exibição ou treinamento, bem como atividades turísticas e de aventura como voo livre, balonismo e paraquedismo. De acordo com o parlamentar, o projeto é norteado para desenvolvimento regional, preservação ambiental, lazer e segurança no uso compartilhado do espaço aéreo.

Além disso, ele espera um estímulo à formalização de associações e federações, bem como ampliação dos espaços destinados à pratica e estímulo à prática do desporto aéreo com a divulgação dos locais de prática das atividades.

É um projeto transversal, que visa articulação e integração das políticas públicas estaduais voltadas ao desporto, turismo e lazer em dezenas de municípios, dentre eles Igrejinha, Feliz e Nova Petrópolis”.

Informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Leia mais: