
Uma vez que lançamentos espaciais envolvem o compartilhamento do espaço aéreo com a aviação, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) é a autoridade responsável pela regulamentação dos lançamentos e pela investigação em casos de ocorrências.
Assim, após o problema no teste de voo da espaçonave Starship pela SpaceX no dia 20 de abril de 2023, em Boca Chica, no Texas, a FAA solicitou à SpaceX uma investigação, que culminou com a emissão, na data de ontem, 8 de setembro, do relatório final revisado pela FAA, contendo 63 ações corretivas que a empresa espacial de Elon Musk deverá realizar.
Durante a decolagem, ocorreu uma falha estrutural na fundação do convés da plataforma de lançamento, lançando detritos e areia no ar. Na subida, o veículo desviou-se da trajetória esperada, resultando na emissão de um comando de destruição pelo Sistema Autônomo de Segurança de Voo (AFSS).
Após um atraso inesperado depois da ativação do AFSS, a Starship quebrou, resultando na perda do veículo lançador. A FAA classificou o lançamento da nave estelar como um acidente.
O lançamento do foguete, com a Starship sobre ele, pode ser assistido novamente no player a seguir, em que é possível observar os detritos sendo lançados em meio à fumaça no momento da partida (observe os pedaços subindo ao lado do foguete a partir dos T+00:00:06), bem como o conjunto girando descontrolado no céu antes da destruição:
Segundo a FAA, o relatório final cita múltiplas causas raiz do acidente de 20 de abril, e as 63 ações corretivas incluem:
– reprojetos do hardware do veículo para evitar vazamentos e incêndios;
– reprojeto da plataforma de lançamento para aumentar sua robustez;
– incorporação de revisões adicionais no processo de projeto;
– análises e testes adicionais de sistemas e componentes críticos de segurança, incluindo o Sistema Autônomo de Segurança de Voo; e
– a aplicação de práticas adicionais de mudanças de controle.
O encerramento da investigação do acidente não sinaliza uma retomada imediata dos lançamentos da Starship em Boca Chica.
A SpaceX deve implementar todas as ações corretivas que impactem a segurança pública e solicitar e receber uma modificação de licença da FAA que atenda a todos os requisitos regulatórios de segurança, ambientais e outros aplicáveis antes do próximo lançamento da Starship.