Aviação Naval participa da operação “ADEREX-2024” para reforçar prontidão das forças navais

Imagem: Marinha do Brasil

A Aviação Naval participou da Operação “ADEREX-2024” no período de 3 a 25 de março, na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro (RJ) e Paraíba (PB). Durante esta operação, foram utilizadas as aeronaves modelos SH-16 Seahawk, do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1); UH-15 Super Cougar, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2); e AH-11B Wild Lynx do 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1).

Neste contexto, a Aviação Naval realizou uma série de exercícios no mar, envolvendo os navios e aeronaves do Grupo-Tarefa (GT). O objetivo principal desses exercícios foi elevar o nível de prontidão das forças navais e fortalecer o binômio Navio-Aeronave.

O EsqdHS-1 realizou um exercício de Guerra Antissubmarino (“Anti-Submarine Warfare – ASW”), efetuando busca por uma ameça submarina em setor determinado na cobertura do GT, tendo o NAM “Atlântico” (A140) como responsável pelo Controle de Helicópteros na Cobertura (CHC). Em seguida, o SH-16 Seahawk passou a ser controlada pela Fragata “Defensora” (F-41) para apoiar as unidades engajadas em ASW e, posteriormente, realizar o ataque simulado ao figurativo inimigo, o Submarino “Riachuelo”(S-40).

O EsqdHA-1, operando a bordo da Fragata “Liberal” (F43), além da qualificação das Equipes de Manobra e Crache (EQMAN) do navio e das equipagens da aeronave, realizou adestramentos de infiltração do Destacamento de Mergulhadores de Combate através de Fast Rope e a extração de enfermos utilizando o método Hi-Line, com o apoio dos militares do Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR-SAR).

O EsqdHU-2 realizou diversas tarefas como qualificação e requalificação de pouso a bordo noturno assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN), voo de esclarecimento controlado pela Fragata “Defensora” (F-41) e transporte administrativo para o Aeródromo de Vitória (SBVT).

No dia 21 de março, foi realizado o Desfile Aéreo, durante a Parada Naval, para o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladimilson Borges de Aguiar, acompanhado do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Paulo César Bittencourt Ferreira.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias