Avião da Lufthansa se desprende do carro de reboque, fica descontrolado e dá susto no motorista

Pilotos de uma aeronave Airbus A340-600 da Lufthansa e um motorista do carro de reboque tiveram que atuar para lidar com uma situação inesperada: a separação do reboque do grande jato durante a ação de empurrar a aeronave (pushback) para longe do portão no aeroporto de Munique, na Alemanha.

Após o desprendimento do reboque, a aeronave começou a deslocar-se para trás de maneira não controlada, enquanto o motorista do caminhão corria para colocar os calços nos pneus. Os pilotos, por sua vez, não tinham visibilidade total do que se passava logo abaixo.

Nas imagens gravadas no local e divulgadas nas redes sociais, é possível ver quando o avião se desprende, ainda a baixa velocidade, e o condutor do trator corre com os calços nas mãos para depois colocá-los próximos ao trem de pouso dianteiro do grande avião. Em seguida, os pilotos acionam os freios.

Caso a aeronave estivesse em uma velocidade maior no pushback, a ação necessária deveria ser o uso dos freios de modo cauteloso, para evitar o bloqueio das rodas e simplesmente transformar energia cinética em calor dentro dos freios, bem como evitar perder o equilíbrio (Centro de Gravidade) da aeronave.

O vídeo (abaixo) retratando este evento excepcional foi visto mais de meio milhão de vezes entre o TikTok e o Twitter.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.