Avião Embraer E195-E1 da Azul ganha novo nome de batismo como parte de compromisso com a Fauna

A Azul tem realizado investimentos e ações para fortalecer sua estratégia global de ESG. Depois de ter sido a primeira aérea a assinar o Compromisso Empresarial Para a Biodiversidade, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Azul reforça uma importante parceria que, desde o início do ano, tem ajudado a combater o tráfico de animais silvestres no país.

Em cerimônia, que aconteceu no último dia 4 de outubro, à tarde, no Aeroporto Internacional de Cuiabá (MT), um Embraer E195-E1, da companhia, de numeração PR-AXU, vindo da cidade vizinha de Alta Floresta, foi batizado durante o pouso. Com o selo Sou Amigo da Fauna na fuselagem, é dessa forma agora que a aeronave passa a ser identificada pelos controles de tráfego aéreo.

A ação, realizada no Dia Mundial dos Animais, é simbólica, mas essa amizade já tem quase um ano. A Azul e, também, a administradora de aeroportos, Socicam, maior operadora privada de aeroportos do país, com 24 terminais aeroportuários sob sua gestão, têm apoiado as ações do movimento Sou Amigo da Fauna, criado por quatro instituições de preservação ambiental (Instituto Libio, AMPARA Silvestre, Onçafari e SOS Pantanal).

O objetivo é oferecer orientações, especialmente aos profissionais que atuam no aeroporto, para evitar que, todos os anos, mais de 38 milhões de animais de diversas espécies continuem sendo retirados de forma cruel e criminosa da natureza.

Na Azul, graças a essa parceria, quase todos os aeroviários que atuam em aeroporto já realizaram o curso de combate ao tráfico de animais disponibilizado na plataforma on-line da Universidade Azul, a UniAzul.

Filipe Alvarez, gerente de Sustentabilidade da Azul Linhas Aéreas, lembra que a companhia já é reconhecida por sua expertise no transporte seguro de espécies ameaçadas de extinção, mas que é importante ampliar essa atuação.

“Estamos orgulhosos do convite que recebemos para apoiar o movimento Sou Amigo da Fauna, que é tão conectado a outros projetos de conservação da biodiversidade e fomento à bioeconomia que a Azul desenvolve. Esse tipo de apoio é um dos pilares da nossa estratégia ESG”, explica.

“O tráfico de animais silvestres é uma grave ameaça à biodiversidade e à saúde pública, e nós não medimos esforços para combater essa prática tão cruel. Realizamos campanhas de conscientização periódicas e capacitamos nossos colaboradores, com a contribuição do Sou Amigo da Fauna, para inibirmos que esse crime ocorra em nossos aeroportos”, complementa Alexander Cerqueira Silva, diretor de Aeroportos da Socicam.

Para Mario Haberfel, CEO e co-fundador do Onçafari, o Sou Amigo da Fauna é muito importante para a conservação da biodiversidade, possuindo o objetivo maior de manter os animais em seus habitats naturais e de inibir o tráfico.

“Essa é a importância da união de forças das ongs Onçafari, AMPARA Silvestre, Instituto Libio e SOS Pantanal e de parceiros como a Azul e a Socicam COA, todos juntos no movimento contra o tráfico de animais silvestres”, concluiu.

Informações da Azul

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

No dia que Lula criticou assédio da Boeing, fabricante abriu mais...

0
No mesmo dia em que Lula criticou o assédio da Boeing contra os engenheiros da Embraer, a fabricante americana abriu mais vagas no Brasil.