Avião tem problema e piloto usa Campo de Provas da Goodyear em Americana-SP para o pouso

Imagem: Divulgação, via O Liberal

Um pouso não previsto foi executado na tarde de ontem, 5 de maio, nas instalações da fabricante de pneus Goodyear, na cidade de Americana, interior de São Paulo, após o avião apresentar problema no início do voo.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Americana, compartilhadas pelo portal americanense de notícias O Liberal, a aeronave decolou do Aeroporto Augusto de Oliveira Salvação, na própria cidade, e o voo seria até a cidade de Rio Claro, cerca de 50 km distante, porém, logo o pilotou enfrentou um problema mecânico.

A decisão do piloto foi pelo pouso no Campo de Provas da Goodyear, que fica a pouco mais de 6 km do aeroporto.

Na linha laranja, a distância entre o aeroporto e a empresa – Imagem: Google Earth

Segundo o portal, o Campo de Provas é onde a Goodyear testa e avalia os pneus por ela fabricados, contando com uma pista com 1,7 km no total das retas, além de curvas e simulações de diversos terrenos.

Na delimitação laranja, a área de pista asfaltada do Campo de Provas – Imagem: Google Earth

A imagem compartilhada pelo Liberal mostra que a aeronave é um Cessna 182. Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), com base na matrícula vista na foto, o equipamento está em “Situação Normal” de aeronavegabilidade, o que indica que sua manutenção e documentação foram atestadas como estando em situação regular.

Ainda segundo o RAB, a data de validade do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do avião é 05/05/2024, o que indica que a inspeção anual que atesta a aeronavegabilidade acabou de ser renovada nesta sexta-feira, 05/05/2023, portanto, não se tratava de um equipamento com manutenção negligenciada.

Em nota, a Goodyear comunicou: “A Goodyear confirma que, hoje (5/5), um avião de pequeno porte apresentou problema técnico e fez um pouso no Campo de Provas da unidade da empresa em Americana (SP). O Corpo de Bombeiros foi acionado e a equipe da empresa deu todo o suporte necessário ao atendimento. Não houve vítimas.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias