Avião ucraniano está confirmado no Brasil e fará passagem por duas cidades

Foto de Paul Crouch – RAF Brize Norton Photographic Section

Na terça-feira (24), o AEROIN informou com exclusividade sobre um voo especial a ser operado por uma empresa aérea e aeronave ucranianas. Na manhã da terça, tornou-se conhecida a programação do voo, que passará pelas cidades brasileiras de Recife e Campinas, onde buscará uma carga de aproximadamente 7,3 toneladas.

O serviço de fretamento foi contratado por uma empresa multinacional com planta produtiva no Brasil e será operado pela companhia aérea ucraniana Cavok Air, que usará um dos seus aviões Antonov An-12. O destino da carga, destinada à indústria de óleo e gás, é Angola.

A programação do voo é a seguinte:

26 DE MAIO – Procedente da Ilha do Sal, a aeronave tem pouso previsto em Recife às 9h30 (voo CVK-7077).

27 DE MAIO – Após descanso da tripulação e pernoite, às 6h00 a aeronave parte para Campinas, onde aterrissa às 10h30 (voo CVK-7077). No mesmo dia, a carga será embarcada em Viracopos e o turboélice ucraniano decola novamente às 12h30, de volta para Recife (voo CVK-7078).

28 DE MAIO – Às 10h da manhã, o avião decola de Recife rumo a Ilha do Sal, Gana e, por fim, Angola, seu destino final (voo CVK-7078).

Embora a Guerra

Apesar da guerra na Ucrânia e dos céus fechados para aviões civis, diversas companhias aéreas ucranianas têm conseguido manter um nível mínimo de negócios por terem retirado suas aeronaves de lá antes da invasão russa de 24 de fevereiro.

Sobre o AN-12: Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboelices, 4,000 ehp cada

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias