Boeing 737 MAX 10 decola menos de 24 horas após a autorização da FAA para os testes de certificação

A Administração Federal de Aviação (FAA) aprovou o primeiro teste de voo de certificação do Boeing 737 MAX 10 e a aeronave decolou menos de 24 horas após a autorização. A Boeing confirmou a liberação dos voos do maior modelo da família 737 MAX em 22 de novembro, após um memorando interno vazar publicamente.

O memorando, assinado pelo vice-presidente da Boeing, Mike Fleming, descreveu a autorização da FAA como um marco significativo na jornada do 737-10 para entrar em serviço de passageiros. A empresa recebeu uma autorização de inspeção de tipo da FAA, e a postagem da Boeing nas redes sociais indica que a fabricante de aeronaves iniciou o trabalho quase imediatamente.

A autorização da FAA significa que pilotos da agência estarão a bordo dos testes de voo para coletar dados críticos. A Boeing anunciou o início dos testes com entusiasmo, escrevendo no Twitter: “Pronto para decolar! Assista ao 737-10 começar os testes de voo de certificação no Boeing Field em Seattle, menos de 24 horas após a autorização da FAA“.

A expectativa é que o conhecimento adquirido durante o processo de certificação do MAX 7, que está mais avançado, seja aplicado nas próximas etapas do MAX 10. Porém, a certificação completa do MAX 10 está prevista apenas para o final de 2024, e a entrada em serviço é esperada em 2025.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias