Boeing 737 sofreu danos estruturais em impacto da cauda com a pista durante arremetida

Imagem: KNKT

Um relatório preliminar de investigação divulgado nesta semana mostra que um Boeing 737 sofreu danos devido a impacto da cauda com a pista (“tail strike”) durante uma arremetida, em ocorrência registrada no dia 7 de agosto.

Segundo informações compartilhadas pelo The Aviation Herald, o relatório preliminar da KNKT (autoridade de investigação da Indonésia) mostra que o avião envolvido foi o Boeing 737-800 de matrícula PK-GNM, operado pela Garuda Indonesia.

A aeronave estava realizando o voo GA-532, de Jacarta para Banjarmasin, ambas cidades na Indonésia, com 145 passageiros e 7 tripulantes, e fez uma aproximação por instrumentos (ILS) para a pista 10 de Banjarmasin. O vento no momento era de 130 graus e com intensidade entre 9 e 15 nós (16 e 28 km/h).

No flare (elevação do nariz pouco antes do toque, para suavizar o pouso), o comandante, na função de piloto monitorando o voo, percebeu que as chamadas de altitude estavam mais próximas umas das outras do que o normal. Diante disso, ele ajudou a segurar o manche com a mão esquerda e tinha a mão direita nas manetes de potência.

A aeronave pousou, mas saltou com alto ângulo de pitch (elevação do nariz), fazendo com que os pilotos perdessem o contato visual com a pista. O comandante então pronunciou “go around” (arremeter) e empurrou as manetes para frente, e o primeiro oficial (piloto voando a aeronave) também empurrou as manetes para frente.

Apesar da potência aplicada, a cauda da aeronave entrou em contato com a superfície da pista antes que a aeronave iniciasse a subida. O controlador de tráfego aéreo da Torre de Controle relatou ter visto faíscas na cauda da aeronave.

O Boeing 737 subiu sem intercorrências adicionais e foi colocado em órbitas (trajetórias circulares de espera em voo), enquanto uma inspeção de pista era realizada. Em seguida, a aeronave foi conduzida a uma segunda aproximação, para pouso sem maiores incidentes.

A inspeção pós-voo revelou que a aeronave sofreu danos substanciais. Segundo o relatório preliminar, houve danos estruturais que incluem deformação de stringers, clips e frame. A ocorrência foi classificada como acidente.

Imagem: KNKT

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias