Brasil e Uruguai fortalecem parceria na gestão de tráfego aéreo na América do Sul

Imagem: DECEA

No período de 13 a 24 de novembro, o Brasil, através do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), realizou com êxito a capacitação de profissionais uruguaios para a implementação da célula de Gerenciamento de Fluxo (Flow Management Cell – FMC) em Montevideo.

Essa iniciativa é parte integrante da sólida parceria estabelecida entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) brasileiro e a Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica (DINACIA) uruguaia.

O foco principal dessa colaboração é fortalecer o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) na Região SAM (América do Sul). O compromisso conjunto visa a promover a ordenação e eficiência de voos no espaço aéreo sul-americano, estabelecendo bases sólidas para futuras colaborações entre os membros da comunidade aeronáutica.

O intercâmbio técnico entre os países, regido por um Acordo de Cooperação Técnica, proporcionou aos representantes do CGNA a oportunidade de ministrar instruções detalhadas sobre as medidas empregadas e as legislações específicas para os controladores de voo uruguaios. As atividades foram conduzidas na cidade de Montevidéu, estabelecendo um processo de normatização e capacitação operacional da FMC-Montevideo.

Um marco importante dessa intensiva interação é a prontidão do Uruguai em começar a produzir e disseminar, para toda a região, o Plano Diário ATFM (PDA) a partir de 1º de dezembro. O PDA é uma ferramenta vital para otimizar o tráfego aéreo diário, proporcionando maior eficiência por meio de prognósticos e circulação de informações estratégicas.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

PF busca dono de bagagem despachada em voo em Santarém e...

0
A Polícia Federal informa que está em busca de quem foi o responsável por despachar uma bagagem em Santarém, no Pará, e quem a receberia no