Caças são enviados para expulsar avião que sobrevoou o local onde o presidente do país passava férias

Foto: USAF

Durante a manhã da passada sexta-feira (25), o NORAD empenhou seus caças F-16 em uma operação de manobras evasivas para afastar uma aeronave civil que violou uma área de restrição temporária de voo (TFR) perto do Lago Tahoe, onde o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua esposa Jill Biden estavam de férias.

A aeronave invasora foi interceptada e lançou sinalizadores, sendo então escoltada para fora do espaço aéreo restrito pelo F-16, sem mais incidentes. A manobra também foi acompanhada por um helicóptero da Guarda Costeira.

Nenhuma informação foi divulgada sobre o piloto ou a aeronave envolvidos na violação. A incursão aconteceu apenas alguns dias depois que Biden chegou ao lago Tahoe para férias de verão. Embora Biden não tenha confirmado oficialmente o local de férias, os moradores de Tahoe relataram a presença de aeronaves e helicópteros militares.

Os pilotos das aeronaves da Força Aérea dos EUA são treinados para agir rapidamente e para garantir a segurança do presidente e de sua família, em qualquer lugar do território americano.

Como informa o Daily Mail, a internet está repleta de comentários sobre o incidente desta sexta-feira e, enquanto não se sabe ao certo por que o piloto violou a área de restrição, está claro que isso não foi uma jogada inteligente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.