Chega à linha de montagem final a fuselagem do primeiro jato elétrico de decolagem vertical da Lilium

Concepção gráfica do Lilium Jet – Imagem: Lilium

A fabricante alemã Lilium, desenvolvedora do primeiro jato elétrico de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), anuncia o início da fase final de produção do primeiro Lilium Jet, seguindo a chegada da primeira fuselagem na linha de montagem final.

Paralelamente, os fornecedores da Lilium – a maioria dos quais com décadas de experiência no cumprimento dos requisitos de certificação da aviação comercial, como a Honeywell, Michelin, Saint-Gobain Aerospace, etc – estão aumentando a produção de peças e sistemas para o Lilium Jet.

Com o início da produção, a Lilium atingiu um momento decisivo, passando da fase de projeto para a industrialização do Lilium Jet. O marco de hoje é um importante ponto de virada para os parceiros industriais e cadeias de abastecimento da Lilium, que trabalham para tornar realidade a aviação regional sustentável.

Na próxima etapa, a fuselagem será unida aos canards (“asas” dianteiras) e às asas principais da aeronave. A produção do eVTOL ocorre nas instalações da Lilium em Wessling, Alemanha.

O centro de testes e fabricação da Lilium, as instalações de propulsão e aeroestruturas, o edifício de montagem final e o recém-construído edifício de montagem de baterias e centro de logística, onde as peças da aeronave são preparadas para integração na linha de montagem final, estão todos localizados lado a lado.

No total, as instalações da Lilium cobrem uma área de 175.000 pés quadrados (16.250 m²).

Instalações de produção da Lilium – Imagem: Divulgação

Klaus Roewe, CEO da Lilium, comentou: “Ver a fuselagem da primeira aeronave na linha de montagem final pronta para se juntar ao canard e às asas é um momento de orgulho para todos os envolvidos em nossa missão de tornar a aviação sustentável. Acreditamos firmemente que o Lilium Jet inaugurará uma nova era de mobilidade regional sustentável, oferecendo os mais altos padrões de segurança, bem como conforto superior, economia de unidade e experiência do cliente”.

Yves Yemsi, COO da Lilium, disse: “Gostaria de prestar homenagem não apenas a todos os Lilians, mas também ao apoio e compromisso de cada um dos nossos fornecedores e parceiros. O progresso alcançado no projeto e construção da fuselagem, canard e asas é uma prova da qualidade da colaboração com nossos fornecedores de aeroestruturas Aciturri e Aernnova. Isto confirma mais uma vez que a nossa abordagem de parceria com fornecedores aeroespaciais comprovados é a estratégia ideal à medida que avançamos no caminho para a certificação e entrada em serviço do Lilium Jet.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Dois jatos Embraer E170 serão usados em fretamentos especiais saindo das...

0
A ACC Aviation, grupo global de serviços de aviação, anunciou uma extensão da parceria existente com a Freedom II LLC, agora em seu terceiro