Voando baixo, único Airbus A330-200 vermelho do mundo se despede com o povo se juntando para ver

Um dos Airbus A330-200 mais conhecidos do mundo se despediu hoje dos voos comerciais com passagens baixas e num ambiente inóspito.

Hoje, o Airbus A330-200 chamado de “Norsaq”, da Air Greenland, fez um voo ferry de Copenhague para o Pinal Airpark, em Marana, no Arizona, com uma parada em Tucson para imigração. As “chaves” do jato serão passadas para seus novos proprietários, a AAR SUPPLY CHAIN e ele acabará como um “doador de órgãos”, ou seja, como um avião de reposição, em que suas peças irão para outras aeronaves.

A entrega acontecerá na segunda-feira, 13 de março, em um deserto quente no Arizona, completamente diferente da rotina de “Norsaq”, que foi fabricado em 1998 e entregue para a belga Sabena, mas que desde de 2002 está na Air Greenland voando sempre em clima frio.

Só na empresa a aeronave realizou 10.112 decolagens e pousos, totalizando 41.364 horas de voo, a maioria delas entre a Groenlândia e a Dinamarca, mas também incluíram voos especiais como transporte de soldados para o Kuwait e de atletas para os jogos de inverno no Canadá. A aeronave também foi protagonista no filme “A Vida Secreta de Walter Mitty”, estrelado por Ben Stiller.

No entanto, os dias de glórias do A330-200 acabaram e agora ele foi substituído por outro jato, tão vermelho quanto, o raro A330-800neo batizado de Tuukkaq“.

Antes de seguir seu caminho para os EUA, “Norsaq” fez passagens baixas na sua antiga casa, onde foi por muitos anos o maior avião a operar regularmente, sendo bastante querido pela população, que se aglomerou hoje para das o último adeus.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias