Comissários da Gol ajudam no desembarque do avião, mas Sindicato entende que não deve ser assim

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) encaminhou ofício à Gol Linhas Aéreas solicitando que a empresa pare de atribuir aos comissários de voo a função de desembarque de passageiros.

O sindicato tomou conhecimento de que a empresa começou a aplicar o procedimento previsto em seu Manual Geral de Operações, que permite a liberação de desembarque de passageiros diretamente pela tripulação na falta do funcionário responsável pela tarefa.

Ocorre que os comissários de voo já possuem uma série de responsabilidades relacionadas à segurança de voo e dos passageiros e o acúmulo com outras funções pode comprometer o bom desempenho dessas responsabilidades, colocando em risco a segurança de passageiros e tripulação.

Além disso, os comissários podem não estar equipados ou treinados para lidar com a logística do desembarque, resultando em atrasos e congestionamentos nos corredores da aeronave e nas áreas de desembarque.

Outro ponto importante é que, ao desempenhar funções adicionais, os comissários podem ficar sobrecarregados, especialmente em voos com grandes números de passageiros ou situações de emergência.

Ademais, o desembarque de passageiros pode ser considerado um procedimento crítico, que requer treinamento específico, especialmente devido ao tráfego de pessoas na área de operações de aeronaves.

“Desta forma, o SNA solicitou à Gol que cesse a prática de desviar a função dos comissários de voo para auxiliar no desembarque e reveja a disposição do Manual de Gerenciamento de Operações. O sindicato também solicitou um posicionamento da empresa sobre o tema o mais breve possível”, informa a nota.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Embraer 203 Ipanema será usado para certificar a 1ª pulverização...

0
A padronização da forma de aplicação com base em uma metodologia científica busca assegurar a eficácia dos biodefensivos para prevenir,