Companhia aérea russa vai produzir suas próprias peças de reposição para aviões ocidentais

Imagem: Boeing

O S7 Group adquiriu a Berdsk Electromechanical Plant (BEMZ) para fabricar, testar e certificar as peças de reposição de aeronaves, disse Vasily Yurchenko, diretor geral da BEMZ, à agência russa de notícias TASS.

“O grupo de empresas S7 tem várias empresas com diferentes competências na reparação e manutenção da frota. A BEMZ é necessária para que o grupo possa produzir, testar, certificar as peças que faltam. Em um futuro próximo, um programa de investimentos, o reequipamento técnico da empresa começará”, disse ele.

As afiliadas da S7 consolidaram mais de 82% das ações da BEMZ em março. Em particular, 59,52% da participação no capital autorizado foi adquirido por Sergey Savchenkov, que de 2020 a 2021 dirigiu a S7 Space, uma empresa da estrutura S7 que se dedicava ao desenvolvimento de tecnologias espaciais. 

Outros 22,66% pertencem à Engineering LLC, uma empresa co-propriedade do membro do conselho da S7, Vladislav Filev. O ex-governador da região de Novosibirsk, Vasily Yurchenko, foi nomeado diretor-geral da BEMZ em março.

A JSC Berdsk Electromechanical Plant é uma empresa de construção de máquinas que opera desde 1959. As áreas prioritárias da fábrica são a produção de produtos para o complexo de defesa, indústria de foguetes e espaço, aviação e produtos eletromecânicos civis. 

Depois da invasão da Ucrânia e as resultantes sanções ocidentais sobre a Rússia, as empresas aéreas da segunda não conseguiram mais acesso a peças de reposição de fornecedores tradicionais como as fabricantes Boeing, Airbus e Embraer. Desta forma, a alternativa para manter as aeronaves em condição de aeronavegabilidade foi canibalizar outras aeronaves do mesmo modelo ou produzir suas próprias peças, como a S7 vai fazer.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias