Concluída a revitalização dos aviões e foguetes no Parque Santos Dumont, em São José dos Campos

Imagem: Instituto de Aeronáutica e Espaço

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, como parte das ações em homenagem aos 150 anos do nascimento do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, a equipe do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), formada pela Divisão de Manutenção (AME) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), concluiu as revitalizações no Parque Santos Dumont, da cidade de São José dos Campos (SP).

Os trabalhos foram executados durante mais de 20 dias no mês de julho, para revitalização das maquetes dos foguetes e dos aviões presentes no parque. Essa atividade teve parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, que instalou os adesivos de identificação em cada monumento na última semana, no dia 07 de agosto.

Imagem: Instituto de Aeronáutica e Espaço
Imagem: Instituto de Aeronáutica e Espaço
Imagem: Instituto de Aeronáutica e Espaço

O Parque Santos Dumont foi criado no ano de 1971, sendo um espaço onde é possível apreciar de perto as doações feitas pelo DCTA, em 2006, da réplica em tamanho real da aeronave 14-Bis e outros monumentos. Em 2002, foram realizadas doações das réplicas em escala real dos foguetes da família SONDA, projetados pelo IAE. Há também a precursora da indústria aeronáutica brasileira, a aeronave Bandeirante EMB-100, doada pela EMBRAER em 1981.

Para o Chefe da Divisão de Mecânica do IAE, Major Engenheiro Thiago Braido Nogueira de Melo, é fundamental preservar e valorizar esses patrimônios históricos e culturais.

“Realizar reformas estruturais e de pintura nas réplicas garante sua beleza e durabilidade. Como as maquetes ficam submetidas aos fatores climáticos, as cores dos foguetes encontravam-se desbotadas e as aeronaves Bandeirante e 14-Bis estavam com resíduos de árvore e poeira em sua superfície”, explicou o Major.

Imagem: Instituto de Aeronáutica e Espaço
Imagem: Instituto de Aeronáutica e Espaço

Para a conservação dessas réplicas, é necessário um estudo minucioso da estrutura, identificando possíveis danos, corrosões e desgastes causados pelo tempo e condições climáticas. Desta forma, o DCTA e a Prefeitura de São José dos Campos iniciaram um trabalho conjunto para executar a reforma, assegurando que os foguetes e aviões permaneçam visualmente atraentes e seguros.

“Ao garantir a conservação dessas importantes peças, a comunidade local e os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a história da aviação e da tecnologia espacial brasileira ao mesmo tempo em que desfrutam de um espaço público renovado e acessível. Essas ações reforçam o compromisso com a identidade da cidade e da Força Aérea Brasileira e ainda com a memória de Alberto Santos Dumont, inspirando as gerações presentes e futuras”, concluiu o Major Engenheiro Braido.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias