Corte holandesa ordena que país pare de fornecer peças para caças F-35 israelenses

Divulgação – IAF

Advogados de grupos de direitos humanos conseguiram uma vitória parcial na Holanda após a justiça ordenar a suspensão do envio de peças para os caças F-35 de Israel. Como falado aqui em dezembro, grupos de direitos humanos da Holanda ajuizaram uma ação na contra o governo holandês por permitir a exportação de componentes de caças F-35.

O caça F-35 é fabricado pela Lockheed Martin dos EUA em parceria com vários aliados, principalmente da OTAN e incluindo os Países Baixos, que também é um dos compradores do primeiro caça multifunção de 5ª geração.

Um dos primeiros países a operá-lo foi Israel, que ainda demandou uma versão modificada pela Israel Aerospace Industries, a IAI, que batizou o caça de F-35I Adir. Este caça tem sido usado para atacar alvos na Síria, Líbano e na Faixa de Gaza, principalmente após o ataque terrorista de outubro do ano passado, perpetrado pelo Hamas.

No entanto, vários países têm criticado Israel por “abusar” do direito de legítima defesa, matando muitos civis no processo de aniquilação do grupo terrorista Hamas. E, por este motivo, a ação foi movida e agora acatada pela justiça.

O juiz Bas Boele afirmou que “é inegável que existe um risco claro que as partes do F-35 exportadas pela Holanda sejam usadas em violações graves do direito humanitário internacional“, como informa a Associated Press.

O governo dos Países Baixos terá 8 semanas para recorrer da decisão e até lá as exportações de peças do F-35 para Israel serão barradas. Não está claro como isso pode afetar as operações dos caças Adir, mas os israelenses são bastante conhecidos por se adaptarem às sanções colocadas contra eles e também por conseguirem comprar produtos através de terceiros e empresas de fachada.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Tornado deixa grande rastro de destruição em hangares e aeronaves ao...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Várias instalações do aeroporto Eppley Airfield, de Omaha, nos Estados Unidos, sofreram danos significativos quando...