A confusão gerada pelo governo de São Paulo sobre uma negociação envolvendo a Antonov Company pode virar caso de justiça.

A notícia falsa foi criada pelo governo de São Paulo, que afirmou ter se encontrado com representantes da fabricante aeronáutica ucraniana Antonov. Esta, porém, esclareceu, após questionada pelo AEROIN, que os supostos representantes não tinham autorização para falar em nome da empresa. Estas pessoas também teriam afirmado que a estatal da Ucrânia cancelou os planos após Lula relativizar a invasão russa.
Após a grande confusão, gerada pela notícia divulgada inicialmente pela CNN Brasil com base nas informações do governo paulista, o Deputado Estadual Paulo Fiorilo (PT-SP) afirmou que acionará o Ministério Público de São Paulo para que Lucas Ferraz, secretário de Negócios Internacionais de São Paulo, seja investigado por Fake News.
No pedido do Deputado, que foi apurado pela Folha de São Paulo, o MP-SP deverá investigar se foi usado aparato público para criação da informação do suposto encontro e da suposta desistência causada por falas de Lula.
Será investigado se houve desvio de finalidade e motivação política para que a secretaria informasse à CNN Brasil sobre um encontro que aconteceu com representantes não autorizados da companhia.
Em seu Twitter oficial, o Deputado também afirmou que vai pedir que a Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, a Alesp, crie uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso, assim como pretende lançar um Projeto de Lei para combater Fake News no âmbito estadual e do poder público.
Um governo sério não pode se prestar a produzir FAKE NEWS. Irresponsabilidade é pouco para classificar essa ação do governo de SP, comandada por Tarcísio.
— Paulo Fiorilo (@paulofiorilo) April 27, 2023
Vou apresentar um pedido de CPI na Alesp e propor um projeto que combata as FAKE NEWS em âmbito estadual. pic.twitter.com/FYb5fVJvdF