Durante treinamento, aeronave L-410 acaba com o trem de pouso fechado na decolagem na Rússia

Autoridades de investigação da Rússia estão conduzindo uma verificação pré-investigação sobre uma ocorrência com uma aeronave L-410.

De acordo com o relato preliminar, na última segunda-feira, 17 de abril de 2023, às 18h35, horário local, no aeroporto de Magan, na República de Sakha (Yakutia), durante a corrida de decolagem em voo de treinamento, o trem de pouso dianteiro da aeronave L-410 colapsou.

A bordo da aeronave estavam 2 tripulantes, além de 2 pilotos em treinamento, mas ninguém se feriu.

Investigadores e peritos forenses inspecionaram o local do incidente, durante o qual foram registrados a trajetória da aeronave ao longo da pista, danos visíveis na aeronave (portas do trem de pouso dianteiro, porta do trem de pouso principal esquerdo e motor esquerdo).

O corpo de investigação preliminar está considerando duas versões principais do que aconteceu:

– a tripulação deslocou prematuramente a alavanca de retração do trem de pouso para a posição “retraída” antes que a aeronave estivesse suficientemente afastada da pista; ou

– a aeronave mudou o rumo como resultado de uma rajada de vento.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias