Elon Musk alega que ações de Diversidade e Inclusão comprometem a segurança na aviação

Imagem: United Airlines

A United Airlines rebateu recentemente uma afirmação de Elon Musk nas redes sociais de que as iniciativas de “Diversidade, Equidade e Inclusão” (DEI) comprometem a segurança na aviação. Segundo a empresa aérea, padrões de contratação de pilotos se aplicam a todos os candidatos

Em um tuite alarmante que gerou muita indignação e discussão, Elon Musk sugeriu que o recente incidente com o Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines poderia estar ligado aos objetivos de DEI da companhia. Tal afirmativa provocou uma avalanche de reportagens na mídia, incluindo uma da Washington Examiner intitulada “‘Isso é insano’: CEO da United criticado por pressionar cotas raciais e de gênero”.

O Examiner citou o CEO da United, Scott Kirby, sobre comentários a respeito do United Aviate, a academia de aviação da própria United, que é uma das muitas fontes de onde recruta pilotos. “Nos comprometemos que 50% das turmas serão mulheres ou pessoas de cor. Hoje, apenas 19% de nossos pilotos são mulheres ou pessoas de cor.”

Esta história e outras semelhantes desencadearam uma enxurrada de críticas contra a United, que respondeu lembrando os críticos de que existem padrões de segurança que todos devem cumprir, independentemente de sua origem:

“A United se orgulha de manter os mais altos padrões de contratação, treinamento e práticas de segurança de nossos pilotos. Todo aviador que se junta a nossos quadros deve atendê-los. Sem exceções.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias