Em guinada que chama atenção, Comandante da Força Aérea assume o Conselho da Ethiopian Airlines

Após liderar o Conselho de Administração da Ethiopian Airlines por muitos anos, em 8 de junho de 2023, o executivo de aviação Girma Wake, de 79 anos, foi afastado do cargo e substituído por Yilma Merdasa, comandante da Força Aérea da Etiópia. Segundo jornais locais e internacionais, a decisão abrupta chamou a atenção.

Girma Wake é um dos executivos de aviação mais experientes da África. Está há 58 anos envolvido com a Ethiopian Airlines – desde que se formou em 1965 – e já foi CEO da empresa entre 2004 e 2011. Ele também atuou como presidente da RwandAir entre 2012 e 2017 antes de retornar à empresa estatal etíope.

Embora tenha sido oficialmente anunciado que um novo presidente para a empresa seria nomeado, ainda não foi divulgado o real motivo dessa mudança. No entanto, relatos sugerem que Wake tenha sido removido por se recusar a substituir o CEO Mesfin Tasew, pelo CCO, Lemma Yadecha, e que isso tem relação com os conflitos étnicos na Etiópia. Lemma Yadecha é oromian, enquanto Mesfin Tasew é amhara, duas etnias distintas.

Levando em consideração o cenário político atual, muitos especulam que essa mudança seja simbólica, com o primeiro-ministro Abiy Ahmed buscando construir uma aliança entre os grupos étnicos. Não houve uma comunicação oficial nesse sentido.

Na Ethiopian Airlines, agradeceram Girma Wake pela ampla experiência na aviação e pelo crescimento da companhia aérea nos últimos anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias