Em vídeo, Airbus A321 quase bate motor no chão ao pousar em Ponta Delgada

Um difícil pouso no Aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, fez com que um dos motores de um Airbus A321neo ficasse muito próximo do solo.

Cena do vídeo que você ve logo abaixo

Imagens captadas pelo spotter Guilherme Rodrigues no arquipélago português dos Açores mostram que um Airbus A321LR da Azores Airlines (SATA) teve um difícil pouso quando chegando em Ponta Delgada na terça-feira, dia 28 de dezembro, procedente da capital portuguesa, Lisboa.

A velocidade do vento na hora do pouso era próxima de 24 nós (44 km/h) segundo dados do boletim meteorológico, e o vento estava de través (perpendicular) à direção do pouso, efetuado pela cabeceira 30, trazendo um desafio extra aos pilotos.

Com a condição meteorológica adversa, o avião balançou bastante no momento de encostar as rodas no chão, tocando primeiro o trem de pouso principal esquerdo, depois o direito (com o esquerdo tendo saído do solo), depois o trem de nariz (dianteiro), para novamente o esquerdo retornar ao chão, finalmente “firmando” o trem de nariz e efetuando o pouso completo.

Neste “samba” para controlar o avião e pousa-ló em segurança, o motor direito da aeronave ficou bem próximo do chão, chamando atenção nas imagens a seguir:

Apesar do pouso fora do comum, a aeronave, de matrícula CS-TSH, permaneceu em solo por menos de duas horas, partindo então para um voo até Toronto, no Canadá, o que sugere que não houve danos ao A321neo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias