Engano na comunicação causa arremetida e rejeição de decolagem no aeroporto de Congonhas; assista

A aeronave iniciando a decolagem, que logo seria rejeitada, conforme vídeo a seguir – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Mais uma gravação publicada nesse sábado, último dia de 2022, feita pela câmera ao vivo que mostra o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, permite a interessante experiência de acompanhar como são os procedimentos de segurança da aviação.

O vídeo a seguir, do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, mostra o momento em que houve uma arremetida e uma rejeição de decolagem na sexta-feira, 30, em decorrência de um engano de entendimento na comunicação entre piloto e controlador de tráfego aéreo.

Como visto nas cenas acima, o voo TAM3006 da Latam é autorizado a decolar pela pista 17R de Congonhas, enquanto outra aeronave, também da Latam, no voo TAM3167, aproxima-se para pousar pela mesma cabeceira, como acontece a todo momento nos aeroportos.

Porém, diante de uma pergunta feita pelo piloto da aeronave em aproximação, aparentemente entendida errado pelo controlador de tráfego aéreo, este instrui que os pilotos do TAM3006 cancelem a decolagem e que os pilotos do TAM3167 sigam o perfil padrão da carta de navegação para procedimento de aproximação perdida.

Como tudo ocorreu

Como se nota, no momento em que o TAM3006 inicia a corrida de decolagem, o piloto do TAM3167 pergunta: “Se precisar arremeter, senhor, o senhor quer que arremeta conforme a carta?”. Mas, ao que parece, o controlador entende que o piloto estava anunciando estar arremetendo, e não fazendo uma pergunta.

Com isso, para evitar o risco de o TAM3006 decolar e entrar em conflito de tráfego com o TAM3167, que estaria arremetendo, o controlador imediatamente orienta o cancelamento da decolagem, e informa “TAM3167, afirmo, arremeta conforme a carta e chame o controle”. Mas, somente nesse momento é que o piloto do TAM3167 reporta estar iniciando a arremetida, já que antes apenas havia feito uma pergunta.

Na sequência, nota-se que o motivo da arremetida e da rejeição de decolagem foi o engano na comunicação, já que o controlador pergunta qual o motivo da arremetida, e o piloto da Latam afirma que arremeteu por orientação do controlador, enquanto o controlador nega que tenha orientado a arremetida.

Pouco depois, o piloto do TAM3167 volta a entrar em contato com o controlador, reforçando que: “O senhor mandou a gente arremeter conforme a carta, senhor, e abortou antes a decolagem”.

Vale sempre lembrar que, apesar da situação, tanto a arremetida quanto a rejeição de decolagem são procedimentos devidamente e recorrentemente treinados pelos pilotos, para garantir maior segurança na aviação, não tendo havido, portanto, nenhum risco a ambos os voos.

A quem gosta de acompanhar ao vivo os pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas, a seguir está disponibilizada a câmera do canal Golf Oscar Romeo:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias