Espanha compra turboélices nacionais para patrulha marítima

C295 da Força Aérea Espanhola

A Espanha adquiriu 16 aeronaves Airbus C295 em configuração de patrulha marítima (MPA) e de vigilância marítima (MSA/VIGMA), por um valor de €1,695 bilhões de euros. Após a aprovação do orçamento para a compra dos 16 novos C295 em 20 de junho passado, ocorreu a assinatura do contrato de aquisição entre o Ministério da Defesa espanhol e a empresa Airbus Defence and Space.

Essas novas aeronaves permitirão ao Exército do Ar e do Espaço e à Marinha reforçar sua capacidade de guerra antissubmarina, além de aumentar e aprimorar suas unidades de vigilância, reconhecimento e busca e salvamento.

“Essas aeronaves serão projetadas e fabricadas integralmente na Espanha, fortalecendo a pegada industrial de defesa e a soberania nacional”, afirmou Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.

O contrato também inclui sistemas de treinamento (simulador de voo e simulador de sistema de missão) e um pacote inicial de apoio logístico, como informa o portal parceiro Aviacionline.

O C295 MPA realizará as missões anteriormente desempenhadas pela frota de aeronaves P-3 Orion, retiradas no final de 2022. Estará equipado para realizar missões antissubmarinas, de guerra antissuperfície e de inteligência, vigilância e reconhecimento. Além disso, poderá transportar armamentos como torpedos e outros tipos de sistemas de armas.

A configuração do MPA será altamente conectada e capaz de operar de forma colaborativa com outras plataformas em diferentes domínios. A aeronave poderá ser convertida em um centro de comando e controle em voo, proporcionando às Forças Armadas espanholas versatilidade para realizar uma ampla variedade de missões.

O C295 MSA é o substituto natural da atual frota de aeronaves CN-235 VIGMA, em serviço no Exército do Ar desde 2008. Estará principalmente equipado para operações marítimas e terrestres, como operações contra contrabando, imigração ilegal e tráfico de drogas, além de missões nacionais e internacionais de busca e resgate.

Haverá um alto grau de sinergia entre ambas as configurações da aeronave. O Exército do Ar e do Espaço também opera uma frota de 13 Airbus C295 em configuração de transporte. As aeronaves serão montadas nas instalações da Airbus Defence and Space em Sevilha.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias