Esquadrão da Força Aérea Brasileira é homenageado pelo Chile por apoio no combate aos incêndios no país

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que aconteceu nesta terça-feira, dia 1º de agosto, na Embaixada Chilena em Brasília (DF), a Cerimônia de Reconhecimento pelo Apoio ao Combate contra os Incêndios Florestais no Chile.

Na ocasião, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1ºGT) – Esquadrão Gordo, da FAB, foi homenageado com a “Medalla Bicentenario del Ministerio de Defensa” pela sua participação no combate aos incêndios em território chileno ocorrido entre os dias 09/02 e 02/03.

Imagem: Élio Sales de Holanda
Imagem: Élio Sales de Holanda

As consequências do fogo deixaram quase seis mil desabrigados, além de aproximadamente 20 mortos e 1.500 residências destruídas.

A bordo do C-130 Hércules e utilizando o sistema MAFFS (Modular Airborne Fire Fighting System, ou Sistema Modular Aerotransportado de Combate a Incêndio), um conjunto de equipamentos instalado no interior do avião, a tripulação, composta de 12 militares, trabalhando em conjunto com a equipe de solo do esquadrão, composta de 13 militares, realizou o lançamento de aproximadamente 636 mil litros de água e contabilizou um total 40 horas voadas em prol da salvaguarda da população chilena.

Imagem: Força Aérea Brasileira

O Comandante da missão, Major Aviador Leonardo Pacheco Martins da Silva, um dos representantes do Esquadrão Gordo na cerimônia, pontuou ser uma honra receber essa medalha.

“É uma honra poder representar a Força Aérea Brasileira e a Unidade Aérea neste momento de reconhecimento por participar de missão tão nobre. Com certeza demos a nossa contribuição para diminuir os incêndios que atingiram o Chile no início desse ano, assim como tivemos uma grande oportunidade de intercâmbio e aprendizado. Sentimo-nos felizes pela missão cumprida e pela homenagem recebida”, declarou.

A “Medalla Bicentenario del Ministerio de Defensa Nacional” é uma condecoração chilena instituída para comemorar os 200 anos da independência do país. Essa medalha é concedida pelo Ministério da Defesa Nacional do Chile em reconhecimento a serviços excepcionais, méritos ou contribuições significativas para as Forças Armadas e a defesa do país.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias