Europa libera entrada de pessoas vacinadas com imunizantes aprovados pelo bloco

people sign traveling blur
Foto de Skitterphoto via Pexels.com

Os dirigentes dos Estados-Membros da União Europeia acordaram na quarta-feira (19) em abrir as fronteiras aos viajantes de países terceiros vacinados contra o Coronavírus. Segundo a Reuters, os líderes chegaram a acordo sobre vários pontos de uma proposta apresentada à UE no início do mês de maio.

Os principais pontos com os quais os embaixadores concordaram hoje são permitir a entrada de viajantes vacinados do resto do mundo e aumentar o ‘número-limite de novos casos de COVID-19’ que é atualmente usado ​​pela UE para determinar quais países são epidemiologicamente seguros”, disseram os funcionários em uma troca de e-mails.

Uma lista de países considerados seguros, segundo esses novos limites, será divulgada regularmente pela UE. Atualmente, os residentes de sete países, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Cingapura e Israel, têm permissão para entrar no bloco para viagens não essenciais, embora nem todos os Estados Membros apliquem a lista.

A possibilidade de permitir a entrada de mais viajantes de países terceiros, em particular de viajantes dos Estados Unidos que tenham sido vacinados, visa a fomentar o turismo no verão europeu.

Vários países da UE já abriram as suas fronteiras para chegadas de visitantes de outros países, em particular para os antigos cidadãos da UE – os britânicos. Em 17 de maio, Portugal abriu suas fronteiras para turistas do Reino Unido, enquanto um dia antes, a Itália começou a permitir que britânicos entrassem no país com apenas um resultado negativo no teste COVID-19.

As vacinas aprovadas

Pela regra, serão aceitas pessoas vacinadas com imunizantes autorizados pela União Europeia ou pela Organização Mundial de Saúde.

Segundo o site da União Europeia, a lista de vacinas aprovadas no bloco são:

Comirnaty
Moderna
AstraZeneca
Janssen

Por sua vez, a Organização Mundial de Saúde (OMS)

Pfizer/BioNTech
Astrazeneca
Serum Institute of India
Janssen 
Moderna
BIBP/Sinopharm

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Recuperada pela Polícia Civil a carga roubada no Aeroporto Internacional de...

0
Os trabalhos policiais foram realizados por integrantes do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), por meio do