FAB conta detalhes da repatriação de brasileiros na Cisjordânia com o Embraer VC-2

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Operação Voltando em Paz, coordenada pelo Governo Federal e com estrita atuação do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e da Força Aérea Brasileira (FAB), cumpriu uma importante missão de repatriação de brasileiros que estavam nas áreas de conflitos do Oriente Médio.

Na última quinta-feira, 2 de novembro, uma aeronave VC-2 (Embraer E190-E1) da FAB decolou de Amã, capital da Jordânia, com 32 passageiros, incluindo 6 idosos e 11 crianças, todos oriundos da Cisjordânia. O avião pousou em Recife (PE) e em Brasília (DF), onde os repatriados desembarcaram.

Juliana Cristina Alves de Oliveira, que morava na Cisjordânia há cinco anos, expressou sua felicidade ao retornar ao Brasil e elogiou o trabalho da FAB. Ela relatou a presença de uma psicóloga a bordo que estava auxiliando as crianças que haviam deixado seus parentes e pais.

O Capitão Médico Gustavo Messias Costa, membro da tripulação da FAB, explicou o cuidadoso atendimento prestado durante as mais de 30 horas de voo, considerando a presença de idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais. Foi feito um planejamento para minimizar o estresse do voo, levando em conta os diferentes perfis dos passageiros.

Imagem: Força Aérea Brasileira

A aeronave também transportou equipamentos de filtragem de água e kits de saúde, sendo 40 purificadores de água com capacidade para tratar mais de 220 mil litros por dia, e dois kits de saúde que podem atender até 3 mil pessoas por mês, contendo medicamentos e insumos diversos.

Uma segunda aeronave VC-2, com registro FAB-2590, está aguardando a abertura da fronteira de Gaza com o Egito para repatriar brasileiros que se encontram na região, principalmente na cidade de Rafah, onde os bombardeiros se intensificaram desde o dia 19 de outubro.

Essa aeronave partiu de Brasília com uma nova tripulação, incluindo profissionais de saúde, e levou 1,5 tonelada de alimentos para cidades próximas à Faixa de Gaza. Após a chegada no Egito, a equipe da FAB enfrenta desafios logísticos e burocráticos, aguardando a liberação das autoridades para repatriar os brasileiros.

Segundo noticiado pelo AEROIN recentemente, o grupo de brasileiros que o VC-2 deverá trazer segue presos no Egito, já que nas três primeiras listas de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza não constam os seus nomes. Das 571 pessoas da terceira lista, 367 são estadunidenses e outras 127 são britânicas. Há pessoas ainda da Alemanha, da Itália, da Indonésia e do México, informou a Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia.

Imagem: Força Aérea Brasileira

O Ministério das Relações Exteriores destacou a atuação da diplomacia brasileira em busca de ajuda humanitária na região, negociação de cessar-fogo e abertura da fronteira para o retorno dos brasileiros. Até o momento, a Operação Voltando em Paz já repatriou 1.445 pessoas, incluindo 53 animais de estimação.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias