Fokker está em busca de terreno para construção de fábrica de aeronaves em aeroporto holandês

A empresa holandesa Fokker está em busca de um terreno para a construção de uma fábrica de montagem de aeronaves no Aeroporto Eelde de Groningen. A intenção da fabricante de aeronaves é lançar no mercado um novo modelo movido a hidrogênio até 2035. A meta é produzir cerca de 150 aeronaves por ano, sendo metade delas na Holanda.

O CEO da Fokker Next Gen, Jurriaan Kellerman, afirmou que os planos da empresa irão reativar a fabricação de aeronaves em solo holandês. Para a escolha do local, a empresa está analisando a disponibilidade de terrenos, a possibilidade de expansões futuras e a acessibilidade.

Outros fatores que estão sendo considerados incluem a existência de um aeroporto bem equipado com controle de tráfego aéreo, capaz de realizar voos de teste sem interromper o tráfego existente, além de um clima favorável para investimentos e infraestruturas de hidrogênio.

No mês passado, a Fokker Next Gen e outras organizações dos setores de energia e aviação assinaram uma parceria para desenvolver infraestruturas de hidrogênio no Aeroporto de Groningen. Paralelamente, também estão sendo realizadas pesquisas sobre o manuseio seguro de aeronaves movidas a hidrogênio.

Caso os planos se concretizem, isso proporcionará um impulso significativo para o emprego no norte dos Países Baixos, de acordo com a Fokker. A empresa estima que irá gerar cerca de 1.900 postos de trabalho em tempo integral até 2035.

A Fokker está focada no projeto, teste, produção, venda e manutenção de um tipo completamente novo de aeronave movida a hidrogênio. Essa nova aeronave seria capaz de voar até 2.500 quilômetros sem emissões de CO2, transportando 120 passageiros, e também poderia ser alimentada por combustível de aviação sustentável.

A previsão é de que o primeiro voo de demonstração de um Fokker movido a hidrogênio aconteça em 2027. O conhecimento adquirido com esse projeto poderá ser utilizado para aprimorar ainda mais a nova aeronave da Fokker, segundo a empresa.

Já foram feitas várias tentativas de retomar a produção de aeronaves na Holanda sob a icônica marca Fokker. Somente o tempo dirá se essa iniciativa será bem-sucedida.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias