Jato da SAAB pode substituir o antigo caça F-5 na poderosa Força Aérea dos EUA

O mais novo avião militar da SAAB pode fazer a fabricante sueca aumentar seu maior contrato ao transformá-lo em caça.

Imagem: Boeing

O T-7A Red Hawk é um avião monomotor à jato desenvolvido em conjunto entre a Boeing e a SAAB, e ganhou a licitação do governo americano para se tornar o jato de treinamento da Força Aérea dos EUA, a USAF.

Ele está substituindo o Northrop T-38 Talon, predecessor do F-5 Tiger, como plataforma de treinamento avançado da USAF, permitindo que os cadetes migrem dos T-6 Texan II para caças como F-15, F-16, F-22 e F-35.

E, assim como do T-38, um avião nativo de treinamento, surgiu o F-5 que voa nos EUA e no Brasil hoje, a USAF vê a mesma possibilidade no Red Hawk.

Uma RFI, que é uma Solicitação de Informações ao Mercado, está sendo preparada para levantar a possibilidade e requisitos para integração de sistemas de armas no T-7 segundo a FlightGlobal reporta, indicando que o avião se tornaria o F-7.

A ideia seria de uma aeronave para complementar ao F-35, de 5ª geração, em funções voltadas ao ataque ao solo que são exercidas hoje pelo F-16, mantendo o custo de hora de voo mais baixo que os outros dois caças.

Na Guerra do Vietnã, o F-5 operou por 6 meses em missões de ataque ao solo e foi bem avaliado, com as unidades sendo passadas para a Força Aérea do Vietnã do Sul.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias