GOL contrata a mesma empresa que ajudou a Avianca na sua Recuperação Judicial

A GOL Linhas Aéreas deu mais um sinal que pode estar se encaminhado para uma Recuperação Judicial.

A companhia aérea brasileira Gol passa atualmente por negociações com credores, principalmente com os lessores, que são os donos dos aviões que arrendam os Boeings 737 da empresa, para rever a dívida.

A GOL acabou acumulando dívidas na pandemia e, logo após, decidiu se fundir com a Avianca para a criação do Abra Group, além de também sofrer com atrasos da Boeing para entrega de aeronaves mais modernas e econômicas.

Todo este processo levou a um ponto que a empresa estaria considerando entrar em Recuperação Judicial (RJ), segundo reportagem recente, em que, em linhas gerais, todas as cobranças de dívidas existentes são suspensas e a empresa fica obrigada a pagar apenas os novos débitos que surgirem, enquanto realiza sua reestruturação.

A principal hipótese é que ela opte por fazer isso nos EUA. Para isso, contará com a assessoria do escritório Milbank LLP, o mesmo que ajudou a Avianca Colombia no seu processo de Chapter 11, segundo informa o jornal O Globo.

Ao entrar em RJ nos EUA, as operações da GOL no Brasil não devem ser afetadas imediatamente, a exemplo do que aconteceu com a LATAM, que fez este caminho e hoje é a empresa mais financeiramente saudável operando no Brasil.

Por outro lado, a reestruturação pode exigir corte de alguns setores, devolução de algumas aeronaves e mudança de produto, para convencer os credores e a justiça de que a empresa de fato está mudando para se manter com os débitos em dia.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Secretário dos EUA diz que a Boeing deve cumprir plano da...

0
O Secretário de Transporte afirmou que a Boeing deve cumprir uma ordem governamental para resolver os problemas sistêmicos.