Air France-KLM abandona a disputa pela TAP devido à política em Portugal, diz jornal; empresas negam

Imagem: Andrzej Otrębski / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O grupo franco-holandês Air France-KLM decidiu abandonar a disputa pela companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal, devido à instabilidade política em Portugal. A notícia da retirada da Air France-KLM da corrida deixa os grupos Lufthansa e IAG (Iberia, Vueling e British Airways) como principais potenciais compradores da TAP, informou o Preferente.

Em contato com o AEROIN, o grupo Air France-KLM nega e diz que “está acompanhando a situação em Portugal e que continua muito interessado no processo de privatização da TAP e está a aguardar os próximos passos”.

A TAP é conhecida por suas importantes conexões aéreas com o Brasil, tornando-a uma das poucas companhias europeias que competem no principal mercado da Iberia. No entanto, a instabilidade política que atualmente assola Portugal, que limita a formação de uma maioria governamental clara, provavelmente atrasará a venda da transportadora, um assunto de alto interesse público no país.

Esta situação levou a Air France a abandonar o projeto português e a concentrar-se na integração da SAS, a companhia aérea escandinava, na sua organização. A Air France detém 19% do capital da SAS, mas, como é o único parceiro industrial, em breve poderá assumir uma posição controladora. A aquisição da SAS é de grande importância para a Air France, dada a crescente dificuldade em manter a presença atual da KLM no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão.

A competição da Air France, com muitas rotas para a América Latina, é diferente da da Lufthansa, que tem uma presença mais marginal no continente americano. Além disso, as principais bases da Lufthansa estão numa situação mais desvantajosa em relação à América Latina em comparação com as da Air France.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias