Hurb vende voos que não existem e hotéis cancelam reservas por calote

A agência de viagens online Hurb (antigo Hotel Urbano) tem enfrentado sérios problemas e impactado muitos clientes com cancelamento massivo de hotéis e venda de passagens de voos que não existem.

Imagem: Matt Kieffer / CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

Conhecida por oferecer pacotes com preços agressivos e datas abertas, a Hurb não tem pagado vários hotéis pelo país, que têm alegado atraso de ao menos 3 meses no pagamento e, assim, não estão aceitando mais viajantes, mesmo aqueles com reservas já feitas.

Vários relatos surgiram nas redes sociais nos últimos 10 dias e a mídia nacional apontou alguns hotéis que emitiram comunicados públicos sobre o assunto, a maioria deles em destinos de praia no Brasil e em acomodações que não fazem parte de grandes redes.

Ao mesmo tempo, a Hurb vende pacotes para Cancún em 2025 na sua página principal por “apenas” R$ 2.217 na modalidade de data aberta, onde se escolhe a preferência de datas de 3 disponíveis, e a agência se comprometeria a emitir em uma das datas previstas, o que não tem acontecido segundo relato de algumas pessoas no Twitter, que afirmam que a Hurb está apenas postergando a viagem fora do veiculado.

Outro ponto é que não existem voos em nenhuma companhia aérea do mundo sendo comercializados para 2025. Um exemplo disso pode ser visto na prática ao consultar o site da AeroMexico e da Copa Airlines, principais transportadoras de brasileiros para Cancún: neles só é possível reservar passagens até março de 2024. Já na Avianca a antecedência máxima é para abril do ano que vem.

CEO debocha

Enquanto vários viajantes passam por estresse ao chegarem na acomodação, o CEO da Hurb, João Ricardo Mendes, afirma em um vídeo que a CVC foi gerida por “brasileiros derrotados” por ter sido vendida para estrangeiros. Em outro trecho ele diz que “esses erros (falta de pagamento e venda de voos fantasma) continuarão acontecendo na Hurb, por ela ser disruptiva, em sua visão”.

Em outro trecho do vídeo postado no seu Instagram, ele pisa em uma faixa de reclamação de clientes que pediram reembolso e não tiveram o estorno até o momento. Após várias críticas, João não permitiu novos comentários na sua publicação e a trancou.

Hoje, o tempo médio de reembolso que a Hurb tem pedido é de 100 dias úteis, que considerando a data atual, a pessoa que teve seu hotel cancelado por falta de pagamento da agência só receberá o montante de volta em julho.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias