JetSMART recebe autorização para operar voos entre São Paulo e Montevidéu

Airbus A321neo da JetSMART – Imagem: Airbus

A Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica (DINACIA) do Uruguai aprovou o pedido 013/023 da JetSMART, concedendo uma autorização temporária que abre oportunidades para sua expansão no território. Com isso, a JetSMART recebeu a permissão para realizar voos conectando Santiago, no Chile, e São Paulo-Guarulhos, no Brasil, via Montevidéu, segundo informa o Aviacionline.

Essa aprovação foi viabilizada mediante a concessão da quinta liberdade aérea, conferindo à companhia aérea a prerrogativa de transportar passageiros, carga e correio entre esses três destinos.

Atualmente, a companhia aérea de baixo custo opera sob os princípios do acordo da quinta liberdade do ar na rota Santiago – Montevidéu – Rio de Janeiro. São realizados três voos semanais utilizando a aeronave Airbus A320neo.

De acordo com os dados fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) relativos ao primeiro semestre de 2023, as companhias aéreas LATAM e GOL transportaram em conjunto um total de 219.481 passageiros na rota entre São Paulo e Montevidéu. Esses voos apresentaram uma taxa média de ocupação de 73%.

No momento, a GOL opera um total de dez voos por semana, enquanto a LATAM opera catorze voos semanais nessa rota.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias