Latam ganha aprovação para realizar procedimento de decolagem de baixa visibilidade no Santos Dumont

Nesta semana, a LATAM Airlines recebeu autorização da ANAC para utilizar o procedimento de decolagem (SID) RNP-AR denominado EVKOX 1F, no Aeroporto Santos Dumont, que prevê decolagens do aeroporto carioca em condições de baixa visibilidade. Como cita a carta aeronáutica, apenas tripulações autorizadas podem usar o procedimento.

Como citou o piloto de Airbus A320 Adriano Tunes de Paula, em publicação no LinkedIN, “a autorização veio como parte de um projeto conduzido pela ANAC, com a participação da ALTA – Latin American & Caribbean Air Transport Association e dos operadores aéreos, que aumentará a confiabilidade das operações no SDU, reduzirá os cancelamentos por baixa visibilidade e melhorará a experiência dos passageiros”.

O procedimento RNP-AR agrega na operação do Santos Dumont, já que na época de inverno e, principalmente, nos períodos da manhã e da noite, o aeroporto tem a incidência de nevoeiros que podem impactar a operação. Com o RNP-AR, as empresas podem operar nessa condição, de forma muito mais precisa e com segurança.

A carta do procedimento pode ser vista abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias