Longe dos Jumbos, Cargolux cria subsidiária de combate a incêndios com aviões Air Tractor

Air Tractor AT-802F Fire Boss – Imagem: Air Tractor Europe

A Cargolux, conhecida por operar os imponentes Boeing 747 como parte de sua frota de carga, anunciou recentemente o lançamento de uma nova unidade de negócios com uma abordagem diferente. A Aquarius Aerial Firefighting (Aquarius AFF) será dedicada ao combate a incêndios e operará com aeronaves significativamente menores em comparação aos gigantes que caracterizam a frota principal da companhia.

Segundo informações da Cargolux, a divisão dedicada ao combate a incêndios florestais operará uma frota de 12 aeronaves Air Tractor AT-802F Fire Boss, que serão adquiridas ao longo de um período de três anos. As primeiras três aeronaves já foram entregues, com previsão de estarem prontas para implantação em maio de 2024.

O movimento estratégico da Cargolux para entrar no setor de combate a incêndios aéreos busca abordar a crescente preocupação global relacionada aos padrões climáticos extremos e ao aquecimento global, que contribuem para eventos devastadores como os incêndios florestais.

Esses fenômenos não apenas representam uma ameaça direta às vidas humanas e aos recursos naturais, mas também contribuem significativamente para as emissões globais de dióxido de carbono (CO₂).

Ao se aventurar neste novo território, a Cargolux está assumindo a responsabilidade de aliviar parte da deficiência de capacidade para o combate aéreo a incêndios na Europa e em outras regiões.

A inauguração da Aquarius Aerial Firefighting como uma nova unidade de negócios da Cargolux é um novo e emocionante capítulo na história da empresa. Nos últimos anos, temos testemunhado incêndios florestais a tornarem-se um problema global crescente que requer uma resposta rápida. Estes incêndios não só emitem quantidades significativas de CO 2 como também representam um perigo significativo para vidas e meios de subsistência. Como cidadão corporativo responsável, vejo como nossa responsabilidade ajudar a resolver este problema. Estou ansioso para que o Aquarius Aerial Firefighting se torne parte integrante da solução”, afirma Richard Forson, Presidente e CEO da Cargolux. 

Informações da Cargolux

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias