Nova empresa aérea é aprovada pela ANAC e em breve começará seus voos comerciais pelo Brasil

O Boeing 737-300F da Total Express

Tendo voltado a voar no começo deste mês de novembro, após um longo período parada em São José dos Campos (SP), a nova empresa aérea brasileira Total Express cumpriu, nos últimos dias, diversos voos para demonstrações e inspeções do processo de certificação inicial da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e o resultado foi a aprovação pelo órgão regulador da aviação civil brasileira.

Segundo informado pela própria companhia aérea, os voos de avaliação operacional da 4ª fase do processo de certificação foram cumpridos e, com a aprovação, o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Total Express será publicado pela ANAC nos próximos dias, concretizando a 5ª e última fase da certificação e permitindo o início das operações aéreas neste final de ano.

Criada com a razão social Anívia Servicos Aereos, a companhia tem sócios conectados à conhecida empresa de logística Total Express.

Segundo apurou o AEROIN em maio do ano passado, a nova empresa tem como sócios a estrangeira Centuria Holdings, além dos brasileiros Fabio Carvalho e Felipe Alves Lima. Carvalho é um empreendedor em série brasileiro, especializado em reestruturação de negócios. O sócio de Fábio, Felipe é empresário e o executivo que lidera a Total Express, empresa que tem incrementado operações significativamente ao se posicionar como especialista em e-commerce.

O primeiro avião da empresa é um Boeing 737-300 cargueiro, que foi fabricado em 1991 e entregue inicialmente à Lufthansa, como avião de passageiros. Foi retirado de serviço pela empresa alemã em 2016 e convertido em cargueiro em 2019. No mesmo ano, foi entregue à empresa americana Northern Air Cargo (NAC), especializada em fretamentos no norte dos EUA e Alasca, na qual voou sob a matrícula N362NC, e agora se torna o PS-TOT.

No ano passado, a Total Express fez um acordo com uma empresa aérea homônima (mas independente), a Total Linhas Aéreas, para fretar um avião Boeing 737-400F, para voos regulares no trecho entre São Paulo e Manaus, e agora está prestes a ter seu próprio avião para o serviço.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias