Início Acidentes e Incidentes

Ouça o momento em que piloto falou o que aconteceu com o Airbus A320 ao desviar voo hoje para Aracaju

Imagem: RadarBox

Neste domingo, 28 de janeiro, os pilotos de um voo que partiu do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza (CE), precisaram realizar um desvio de rota cerca de 55 minutos após a decolagem.

O áudio a seguir permite acompanhar o momento em que um dos pilotos falou ao controle de tráfego aéreo sobre o que aconteceu com o avião:

Conforme as mensagens ouvidas no player acima, o voo em questão foi o AD-9003 da Azul Linhas Aéreas. Tratava-se de um serviço realizado com o Airbus A320neo de matrícula PR-YSA, que decolou do Aeroporto de Fortaleza às 03h46 da madrugada e voaria até o Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas (SP).

Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, a aeronave estava a 36 mil pés (11 km) de altitude quando os pilotos iniciaram o desvio para o Aeroporto Internacional Santa Maria, de Aracaju (SE):

Imagem: RadarBox

No começo do áudio disponibilizado acima, já é possível ouvir o momento em que a controladora de tráfego aéreo autorizou a descida do A320neo para 10 mil pés (“nível de voo uno zero zero”) e perguntou se seria necessário algum auxílio após o pouso.

A resposta do piloto foi que eles tiveram um alerta de fumaça no porão dianteiro, que ele fizeram os procedimentos de combate (trata-se do acionamento do sistema anti-incêndio presente nos porões) e que estava tudo aparentemente normal, mas que seria interessante um auxílio dos bombeiros no pouso, por precaução.

Pouco mais de 40 minutos após o início do desvio, o Airbus A320neo foi pousado em segurança pelos pilotos da Azul, às 05h22, no Aeroporto de Aracaju, onde o jato permanecia até a publicação desta matéria.

O AEROIN solicitou posicionamento à Azul e a companhia informou que, por questões técnicas, precisou alternar o voo AD9003 para Aracaju, com o pouso acontecendo em segurança e os clientes desembarcando normalmente.

Ressaltamos que os Clientes receberam toda assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e já foram reacomodados em outro voo da própria companhia para São Paulo. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, disse a companhia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.