Piloto de linha aérea é condenado por fraudar seus registros de horas de voo

Embraer 190, modelo pilotado pelo piloto condenado – Imagem: Alf van Beem / CC0, via Wikimedia Commons

Um piloto comercial foi condenado por crimes de fraude por ter feito registros falsos e alterado outros registros das horas de voo no seu diário de bordo, para obter ou manter emprego na companhia inglesa BA CityFlyer e na irlandesa Stobart Air, informou nesta semana a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (UK CAA).

Craig Butfoy, de Matfield, na Inglaterra, foi condenado a 12 meses de prisão pelo Tribunal de Snaresbrook por quatro crimes, relacionados a falsas declarações que fez às companhias aéreas sobre sua experiência de voo e de comando e por fabricar referências.

Comentando o caso, Jonathan Spence, Conselheiro Geral da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, disse:

“O processo da Autoridade de Aviação Civil e a sentença imposta mostram que crimes deste tipo são levados muito a sério pela Autoridade de Aviação Civil e pelos Tribunais. A integridade do piloto está no centro da segurança da aviação e tomaremos todas as medidas necessárias para manter essa posição”.

A BA CityFlyer é uma subsidiária de voos regionais da British Airways, operando com uma frota de mais de 20 aviões Embraer 190. A Stobart Air foi uma empresa que deixou de operar em junho de 2021. Utilizava aviões ATR-42, ATR-72 e Embraer 190 em serviços regionais para a Aer Lingus, BA CityFlyer e KLM Cityhopper.

Com informações da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias