Pilotos são afastados após decolarem com seu avião sem ter autorização do controle de tráfego aéreo

Avião Airbus A320neo IndiGo
A320neo da IndiGo – Imagem: Airbus

A Diretoria Geral de Aviação Civil (DGCA), autoridade reguladora da aviação na Índia, proibiu um piloto de voar após este ter decolado com um voo da IndiGo com destino a Baku sem obter a autorização dos Controladores de Tráfego Aéreo (ATC).

“A DGCA iniciou uma investigação no qual se observa que um avião da IndiGo de Deli para Baku decolou sem a autorização do ATC”, disse a agência. Segundo a mídia indiana, um alto funcionário da DGCA confirmou que o piloto do voo 6E-1803 da IndiGo foi suspenso das suas funções até que a investigação seja concluída.

“Os pilotos do voo Delhi-Baku da IndiGo em 29 de janeiro de 2024 foram afastados das funções de voo enquanto a Diretoria Geral de Aviação Civil (DGCA) investiga se eles decolaram sem a necessária autorização de controle de tráfego aéreo (ATC)”, declarou adicionalmente a DGCA. O voo da IndiGo partiu por volta das 19h38.

Em reação ao acontecido, a IndiGo afirmou que uma investigação interna está em curso, e que seriam tomadas medidas adequadas levando em consideração os resultados.

A companhia afirmou: “Relativamente aos relatos sobre o voo 6E-1803 da IndiGo, operado entre Delhi e Baku em 28 de janeiro, o incidente está atualmente em investigação, e serão tomadas as devidas ações conforme necessário.”

Em um episódio separado, a IndiGo foi recentemente multada em 1,2 crore de rupias pelo Bureau de Segurança de Aviação Civil (BCAS) depois que viajantes foram vistos comendo no aeródromo enquanto aguardavam um voo atrasado, relatou a ANI. O BCAS concluiu que essa infração constituía uma violação significativa das regulamentações de segurança, portanto, exigindo uma penalidade elevada.

Em outro incidente, um passageiro furioso foi flagrado em câmera atacando fisicamente um piloto da mesma empresa. O ataque ocorreu enquanto o comandante falava aos passageiros sobre o atraso pelo qual passavam.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias