Pista de aeroporto precisa ser fechada após avião Airbus A330 decolar e deixar óleo no asfalto

Airbus A330-300 da Asiana Airlines – Imagem: Kentaro Iemoto / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

No último domingo, 12 de fevereiro, um Airbus A330 precisou retornar ao aeroporto de origem, após ser identificado um vazamento de óleo na aeronave. A ocorrência levou o fechamento da pista de pouso após ser encontrado óleo no asfalto.

Cumprindo o voo OZ-105, o Airbus A330-300 de matrícula HL7740, da Asiana Airlines, decolou de Tóquio, no Japão, para Seul, na Coreia do Sul, com 297 pessoas a bordo. Conforme reporta o The Aviation Herald, o jato decolou da pista 16R do Aeroporto de Narita, no entanto, os pilotos interromperam a subida a 10 mil pés (3,05 km) de altitude devido a uma indicação de vazamento de óleo. 

Para tentar solucionar o problema e trabalhar nas listas de verificação, os pilotos iniciaram órbitas de espera sobre o Oceano Pacífico Norte. Neste ínterim, o aeroporto realizou uma inspeção na pista e encontrou vestígios de óleo no chão.

Após uma hora de voo, a aeronave tocou o solo novamente sem novas intercorrências. O Ministério dos Transportes do Japão informou que vestígios de óleo foram encontrados na pista, que precisou ser fechada por cerca de uma hora.

Um A330-300 substituto com registro HL7736 chegou a Seul com um atraso de cerca de 6 horas. Já o jato envolvido no incidente permaneceu no solo até o dia seguinte (13).

Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias