Projeto BR-UTM realiza primeiro ensaio operacional para gestão de tráfego aéreo de drones no Brasil

Imagem: DECEA

De 1 a 4 de abril, a equipe do Projeto BR-UTM, que visa desenvolver soluções para o gerenciamento de voos de aeronaves não tripuladas no Brasil, realizou o primeiro ensaio operacional da iniciativa. O Projeto BR-UTM é conduzido pelo DECEA, em parceria com o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), e possui como parceiros empresas, instituições acadêmicas e do governo, que atenderam a uma chamada pública.

Conforme noticiou o DECEA, o teste foi realizado em São Carlos-SP, com participação de algumas das empresas parceiras, na área operacional destinada a ensaios de UAS (Unmanned Aircraft System).

O ensaio teve como objetivo testar a implementação do ecossistema desenvolvido pela equipe de especialistas do ICEA na gestão do UTM (Unmanned Traffic Management), conforme a Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 356-1 (Concepção Operacional UTM Nacional), bem como a maturidade das empresas em prover serviços de gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado.

Com operações realizadas em diferentes cenários, foi possível coletar informações de conexão dos sistemas, parametrização com os equipamentos e telemetria de dados de voos concomitantes em tempo real. Um dos cenários testados foi a integração com o ATM (Air Traffic Management), na qual seis operações simultâneas de voo realizaram com sucesso o ‘desconflito’ entre os espaços aéreos solicitados.

O evento também possibilitou validar a interação entre os sistemas de gerenciamento das empresas parceiras com o ecossistema UTM. Dados de segurança foram identificados e corroboraram para alcançar o objetivo esperado do projeto.

Realizamos o teste na SBR-497, que é um espaço aéreo condicionado para testes de drones com apoio da indústria, academia e demais órgãos reguladores, visando o desenvolvimento desse ecossistema de forma sustentável e economicamente viável, fomentando o crescimento do país”, afirmou o Coordenador do Projeto BR-UTM, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Robson Batista Cunha Santos.

Sobre o BR-UTM

O projeto desenvolve um ecossistema que possibilita, aos provedores de voos não tripulados, a informação sobre restrições e a gestão do uso de espaço aéreo por outros operadores e/ou entidades governamentais.

De acordo com a Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 356-1 (Concepção Operacional UTM Nacional), o projeto visa desenvolver soluções inovadoras, por meio de parcerias público-privadas, para garantir a segurança e eficiência na utilização do espaço aéreo.

O sistema também auxilia o acompanhamento de operações e fornece informações em tempo real sobre a situação de determinada área. Desta forma, o projeto BR-UTM fomenta a inovação, visando desenvolver soluções com segurança e eficiência no controle do espaço aéreo para os usuários e para a comunidade civil em geral.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Passageira que voou de Manaus ao Rio de Janeiro foi presa...

0
A mulher chegou em um voo comercial proveniente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus (AM), quando policiais federais