Projeto de Lei propõe garantia de comprovantes de passagens aéreas em até 24 horas após o pagamento

Decolagem de um Boeing 737 MAX 8 GOL Linhas Aéreas

O deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR) apresentou um novo Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, com o intuito de assegurar que os compradores de passagens aéreas e serviços relacionados a viagens e turismo recebam os comprovantes correspondentes em um prazo máximo de 24 horas após a confirmação do pagamento.

De acordo com o serviço de imprensa do partido Republicanos, a iniciativa do deputado surge em resposta a eventos recentes, como a suspensão pela agência de viagens 123 Milhas de pacotes de sua linha promocional com embarque próximo.

Para Dener, é imperativo proteger os direitos dos consumidores que adquirem passagens aéreas, especialmente diante do aumento de casos, principalmente em agências de turismo online, de reservas sendo realizadas sem a correspondente emissão dos bilhetes.

Entendemos que uma maneira de solucionar esse problema e garantir a qualidade do serviço prestado é estabelecer a obrigação de emitir os bilhetes aéreos e vouchers para outros serviços e atividades contratadas pelo viajante dentro de um prazo máximo de vinte e quatro horas“, afirma o parlamentar.

Apesar de questões similares serem tratadas de forma genérica pelo Código de Defesa do Consumidor, o deputado acredita que existe uma necessidade concreta de estabelecer disposições mais específicas para assegurar os direitos da população e evitar que agências de turismo adotem práticas que possam prejudicar os compradores.

O Projeto de Lei nº 4782/2023 busca, portanto, endereçar essa lacuna e proporcionar maior segurança e transparência nas transações de viagens e turismo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Proposta de fusão entre Gol e Azul: O que se sabe...

0
Na quarta-feira (15), as companhias aéreas Azul e Grupo ABRA, controlador da Gol Linhas Aéreas, assinaram um memorando de entendimento