Início Vídeos

Restando só 8 unidades no mundo, veja cenas do raro MD-10 que passou por Manaus na sexta

O MD-10-30F no aeroporto Eduardo Gomes, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Plane Spotting Manaus HD

Como o AEROIN vem mostrando nos últimos meses, um exemplar de um modelo de avião cada vez mais raro de ser visto ainda voando pelo mundo tem sido uma figura relativamente frequente no Brasil.

Pertencente à empresa Transportes Aéreos Bolivianos (TAB), o trijato registrado sob a matrícula CP-2791, modelo MD-10-30F (versão modernizada do DC-10-30F com sistemas de cockpit do MD-11), voltou a passar pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, nessa sexta-feira, 25 de novembro.

As bonitas imagens do vídeo a seguir, publicado pelo canal “Plane Spotting Manaus HD” no YouTube, mostram a chegada e também a partida do clássico avião:

O avião visto na gravação acima pousou na capital amazonense às 11h07 da sexta-feira, pela cabeceira 11 do Eduardo Gomes, após pouco mais de 2 horas desde a decolagem no voo BOL-755, proveniente de Cochabamba, na Bolívia.

Depois, às 15h54, o clássico MD-10 partiu pela mesma cabeceira 11, decolando no voo BOL-756, de volta para a mesma cidade boliviana de onde veio.

Essa é a terceira passagem do avião por Manaus desde agosto. A primeira foi no dia 8 daquele mês, e depois se repetiu em 30 de setembro. Meses antes, operação semelhante ocorreu com um avião A300 da venezuelana Transcarga. Todas elas tinham por objetivo o transporte de insumos para a indústria da Coca-Cola na Bolívia.

O MD-10-30F de matrícula CP-2791 foi fabricado em 1988 e entregue à norte-americana FedEx sob a matrícula N314FE, que o operou até 2013, quando passou à frota da companhia boliviana e permanece até hoje.

Hoje, restam apenas 8 aviões da família DC-10 em operação comercial no mundo. Além desse exemplar da TAB, os demais 7 estão na frota da FedEx, que programa retirá-los de operação em 2023, portanto, a companhia boliviana deverá se tornar a última utilizadora comercial desse clássico modelo de três motores.