Rússia quer duplicar a produção do jato Tu-214 até 2027

O concorrente russo do Boeing 757 terá um aumento considerável na produção, visando atender aos planos de Moscou.

Foto – DepositPhotos

O modelo Tupolev Tu-214 é uma evolução do Tu-204, desenvolvido no final da década de 1980 para competir com o americano Boeing 757, sendo um dos últimos projetos da União Soviética para a aviação civil.

Levando em média 200 passageiros, o jato tem várias versões, incluindo de missões militares especiais, mas nunca foi um grande sucesso e não chegou a ter 100 unidades fabricadas até hoje.

No entanto, Moscou quer reverter essa situação, e passar dos já planejados 10 aviões entregues por ano em 2025, para o dobro em 2027, segundo reporta o portal parceiro Aviacionline.

A proposta serve para incentivar a indústria nacional russa, mas principalmente entregar aviões novos para as empresas locais, que não podem mais comprar jatos ocidentais desde que as sanções ocidentais foram colocadas como resultado da invasão da Ucrânia.

O Tu-214 assim como o Tu-204, já nasceram com opções para motores russos ou britânicos, e podem ter a produção acelerada, ao contrário do mais recente, o Sukhoi Superjet 100, que apenas contava com motores ocidentais e agora precisa de novos motores russos para que possa ser produzido em massa.

Outro ponto importante é que o Tu-214 seria substituído pelo Irkut MC-21, um projeto novo e que também tem opção de motores do “oriente” ou ocidente, mas por este último ter muitos outros componentes de países que colocaram sanções, sua certificação e entrada em serviço foi atrasada.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias