Três aeroportos no Brasil devem receber aviões soviéticos Antonov AN-12, de quase 60 anos, nesta semana

Antonov AN-12 – Imagem: Ukraine Air Alliance

Em duas operações diferentes a serem realizadas nos próximos dias, aviões cargueiros quadrimotores Antonov AN-12, feitos na era soviética, deverão ser vistos novamente no Brasil, passando por três aeroportos diferentes.

Ambas as operações serão realizadas pela empresa aérea ucraniana Ukraine Air Alliance Airlines, que possui frota ativa de dois aviões deste modelo, registrados sob as matrículas UR-CGV e UR-CNT. Eles foram construídos há quase 60 anos, na época em que a fabricante Antonov e seu país sede, a Ucrânia, faziam parte da União Soviética. Eles têm, respectivamente, 58 e 54 anos.

Além destes, o AN-12 de matrícula UR-CAJ, de 56 anos, operado pela também ucraniana Meridian, costuma ser usado em voos da Ukraine Air Alliance, portanto, pode ser alocado nas operações ao Brasil.

Antonov AN-12 – Imagem: Alec Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Segundo já consta no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das vindas de um AN-12 da companhia aérea ucraniana está prevista para a madrugada da próxima quinta-feira, 8 de fevereiro.

Fazendo no Brasil apenas uma parada técnica, sem desembarque ou embarque de carga, o voo UKL-5006 deverá partir de Georgetown, na Guiana, e pousar no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN), à meia-noite da quinta-feira.

A decolagem está planejada para poucas horas depois, às 08h00 da manhã, com destino à Ilha do Sal, no arquipélago de Cabo Verde, no litoral da África.

Além do aeroporto potiguar, informações às quais o AEROIN teve acesso indicam que a Ukraine Air Alliance tem outro serviço a cumprir no mesmo dia no Brasil.

Com horários ainda a serem confirmados, o Antonov AN-12 deverá partir de Trinidad e Tobago no mesmo dia 8 para posicionamento no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, de São Paulo, em Guarulhos (SP), onde embarcará carga.

Depois, já no dia 9, sexta-feira, partirá do Aeroporto de Guarulhos com destino a Porto Príncipe, no Haiti, mas com uma escala no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). A decolagem na capital do Amazonas rumo ao Haiti está programada para o dia seguinte, sábado, 10 de fevereiro.

Os dias e horários acima descritos podem sofrer alterações sem aviso prévio, a critério das necessidades da operação e empresas envolvidas.

Vale lembrar que os dois Antonov AN-12 acima citados já passaram outras vezes pelo Brasil, como, por exemplo, na recente operação no Aeroporto de São José dos Campos, quando ambos estiveram juntos no pátio.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias