Último avião Embraer E190 da Azul está voando, mas não deve voltar à frota da aérea

ATUALIZADO: Apesar da escala de reabastecimento em Cabo Verde, um local onde geralmente acontece uma parada padrão de aeronaves em traslado ao Brasil, o jato seguiu para a África continental. A matéria foi atualizada.

Imagem: Azul Linhas Aéreas

Um dos primeiros jatos E190 da Azul, que deu início a história da empresa, está voltando a voar. Não se espera, porém, que retorne à frota da empresa. O jato E190-E1 de matrícula PR-AZA foi o segundo avião recebido pela Azul Linhas Aéreas, e o último do modelo a ficar na companhia brasileira até sua saída no ano passado, quando aviões mais novos E195-E2 chegaram na empresa.

A aeronave veio originalmente da “irmã” JetBlue, onde tinha a matrícula N290JB, e estava configurada para 108 assentos. Após dar baixa na empresa brasileira, o jato voou para Alverca, em Portugal, onde ficou estocado até hoje.

No final da manhã, porém, o avião decolou de Portugal e rumou para o Atlântico Sul, num voo que aparentava ser de volta ao Brasil, como mostra o registro do FlightRadar24 abaixo. Mas a aeronave acabou rumando para o Dacar após uma parada técnica na Ilha do Sal em Cabo Verde, mas ainda mantém o indicativo de chamada da Azul.

Ainda não está claro qual será o destino da aeronave, mas sua reintegração na frota da Azul é bem improvável. Dentre as possibilidades estão a sua preparação para um novo operador, já que a aeronave conta com um pedido de exportação do Brasil, conforme documentos mostrados ao AEROIN.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias